MEMÓRIA | “Academy”: um tesouro em VHS

academyfrontSe não fosse por um único item, a videografia oficial do New Order já teria sido relançada por completo em formato digital. Seus vídeos promocionais, popularmente conhecidos como “videoclipes”, foram todos reunidos no DVD A Collection, de 2005; o documentário New Order Story, dirigido para a TV por Paul Morley e laçando em VHS em 1993, também foi relançado vídeo digital (inclusive, chegou a ser vendido junto com A Collection em um box-set chamado Item); já os shows contidos nos títulos Taras Schevchenko (ao vivo no Ukrainian National Home, Nova Iorque, no dia 18 de novembro de 1981) e Pumped Full of Drugs (ao vivo no Shinjuku Kosei Nenkin Hall, Tóquio, em 02 de maio de 1985), foram relançados, respectivamente, como parte dos special features do DVD 3 16 (de 2001) e como item de catálogo exclusivamente no Japão pela Nippon Columbia.

Quem ficou de fora da lista de velhos videotapes transformados em discos digitais de vídeo foi o Academy. O home video foi lançado em 1989 pela Palace / Polygram, mas mostra o New Order tocando ao vivo em um show no Brixton Academy gravado no dia 04 de abril de 1987. Não se tratava de um show qualquer – era um concerto em apoio ao Dia Internacional da Aids. Além do New Order, se apresentou também no palco do Brixton Academy naquele mesmo dia uma outra banda de synthpop inglesa chamada Bronski Beat, que era formada apenas por integrantes gays. Enfim, até hoje desconheço qualquer explicação do por que desse VHS até hoje não ter sido relançado oficialmente em formato digital. O fato é que antes dele virar torrent ou cair no You Tube, ele circulava na base de cópias em DVD-R clandestinas/piratas entre frequentadores do fórum Thieves Like Us do Dry 201 Message Pub.

O interessante é que esse é um show do New Order clássico e da “Era Factory” que valeria a pena ser oficialmente relançado. Vejam bem, não que os outros não valessem, mas esse concerto no Brixton Academy é o único dos três lançados em VHS na década de 1980 que captura o New Order já no auge da carreira e não mais como uma cult band. Além disso, Academy também contrasta com Taras Schevchenko e com Pumped Full of Drugs no que diz respeito à reação do público – enquanto nos shows em Nova Iorque e em Tóquio o que se vê são plateias estáticas e silenciosas, a apresentação de 1987 possui uma vibe diferente, com uma audiência que pula e pulsa junto com o som que vem do palco.

academy2frontO show em si mesmo não chega a ser essa Coca-Cola toda não. É apenas ok. As versões ao vivo de “Bizarre Love Triangle”, “The Perfect Kiss”, “Age of Consent” e “Temptation”, que representam os pontos altos, são praticamente idênticas às do disco BBC Radio One: Live in Concert, de 1992 (mas que traz o registro do New Order tocando no festival de Glastonbury em 1987, dois meses depois dessa apresentação no Brixton Academy). “Love Vigilantes” e “Confusion” ainda soam melhores nas versões apresentadas em Pumped Full of Drugs (apesar da “bundamolice” por parte da plateia); “Ceremony” aparece aqui em uma versão cheia de erros, o tipo de coisa que não podia faltar (pelo menos não naquela época) em nenhum show do New Order; e “Dreams Never End”, em uma furiosa e ao mesmo tempo sublime versão (de longe superior à de Taras Schevchenko), foi, infelizmente, mutilada pela inserção de trechos de entrevistas com Peter Hook e Stephen Morris.

Estranhamente, “Touched by the Hand of God”, a música que abriu o show, foi a única que ficou de fora da edição final, sabe-se lá o por que. Não seria uma má ideia, caso algum dia se resolva relançar o Academy em DVD (afinal sonhar não custa nada), que a performance de “Touched…” seja recuperada. Por outro lado, não deixa de ser louvável a iniciativa de fãs geek que, nos primórdios da popularização do vídeo digital, converteram uma antiga (e em boas condições) cópia em VHS em uma versão digitalizada, caso contrário não teríamos a chance, na ausência de um lançamento oficial, de curtirmos esse registro histórico pelo You Tube, por exemplo.

Ainda me lembro de uma ocasião, bem lá no comecinho da década de 1990, em que o Centro Cultural Cândido Mendes, na Rua Joana Angélica, em Ipanema, fez uma sessão dupla de exibição de Pumped Full of Drugs e Academy em um domingo. Naquela época eu ainda não havia assistido a nenhum dos dois, não somente porque minha família, castigada pela crise financeira que assolava o país, não tinha videocassete, como também porque os dois títulos não tinham sido lançados no Brasil, de modo que não figuravam no catálogo das locadoras. Mas também não foi daquela vez que eu pude ver os dois home videos pela primeira vez: menor de idade e sem companhia para ir até Ipanema, fui totalmente desautorizado pelos meus pais a me aventurar sozinho por aquelas bandas…


New Order, Brixton Academy, April 1987 (Palace Video Ltd. / Polygram Home Video, 1989): Bizarre Love Triangle, The Perfect Kiss, Ceremony, Dreams Never End, Love Vigilantes, Confusion, Age of Consent, Temptation. Running time: 51 min. aprox.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s