NEWS | 35 anos da morte de Ian Curtis: vinis do Joy Division serão relançados

npf68iA exploração comercial em torno do Joy Division parece não ter mais fim. Se Peter Hook pelo menos teve a dignidade de fazer do show e CD triplo ao vivo So This Is Permanence uma forma de levantar fundos para duas causas – o tratamento da epilepsia e a reforma/conservação de igrejas históricas -, a Warner, detentora oficial do catálogo da banda, resolveu aproveitar o mote dos 35 anos da morte de Ian Curtis (a poesia e a voz do JD) à sua tradicional maneira:  dando um jeito de ganhar o dinheiro dos fãs com aquilo que eles já têm. A gravadora anunciou esta semana, através do site oficial do New Order, que relançará os álbuns do Joy Division no formato LP e prensados em vinil de 180g.

Na verdade, trata-se de um re-relançamento. Em 2007, quando saíram em CD as versões expandidas e remasterizadas de Unknown Pleasures (1979), Closer (1980) e Still (1981), a Warner, através de sua subsidiária especializada em edições especiais para colecionadores, a Rhino Records, também pôs no mercado os mesmos títulos em LPs de 180g, usando as mesmas fitas masters novas e resgatando os projetos gráficos originais das primeiras edições da Factory. Essas mesmas reedições chegaram a ser vendidas juntas em um inusitado (e polêmico) box set, limitado em 3.000 cópias, chamado In Memory, no qual toda a parte gráfica das capas (imagens, fotos, logotipos, molduras, tracklists, créditos etc) foi subtraída, deixando as embalagens “em branco”, sem preenchimento (para sugerir a ideia de “vazio”, “silêncio” ou “ausência”), o que irritou muita gente que, por sua vez, acabou trocando a caixa pelos vinis vendidos separadamente.

Pois bem, são essas edições em vinil de 2007 que serão relançadas agora, ou mais especificamente no dia 29 de junho (Unknown Pleasures e Closer). A novidade desta vez é a inclusão de Substance (1988) no pacote. Mas a compilação que veio na trilha do álbum homônimo do New Order de 1987 virá turbinada: em vez de álbum simples, como na versão original, Substance será transformado em um LP duplo que trará as faixas-bonus do appendix da versão em CD, além de “As You Said” (lado B do flexi-disc “Komakino”) e a “versão Pennine” de “Love Will Tear Us Apart”. Nada que já não tenha sido lançado, é verdade, mas a ideia de um Substance em vinil lotado de extras deixará muito fã com água na boca e a Warner sabe disso, é claro. Vale mencionar que as faixas do disco são as que foram remasterizadas em 2010 para a caixa de singles +/- (lê-se “Plus / Minus”).

O (re)lançamento de Substance está marcado para o dia 24 de julho juntamente com o de Still. Todos os quatro discos já estão disponíveis para pré-venda na lojinha virtual do Joy Division no site Stereo Boutique.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s