REVIEW | New Order ao vivo no BBC 6 Music

11931144_1629938237286468_1293883471_nHoje foi um dia especial para os fãs do New Order: a banda fez sua primeira performance ao vivo após o lançamento de seu novo álbum, Music Complete, no histórico complexo de Maida Vale, da British Broadcasting Corporation. Apesar de ter sido um show de apenas uma hora e para uma seleta plateia, a maioria menos afortunada teve a chance de acompanhar tudo pela BBC Radio 6 Music (inclusive on line), com apresentação de Lauren Laverne. Como era de se esperar, a banda misturou clássicos com material do novo disco, dando ao público uma amostra do que virá pela frente na turnê que terá início no dia 04 do mês que vem, em Paris. Nas linhas a seguir, um modesto parecer do blog sobre o aperitivo de hoje.

E logo de cara vieram com uma das novas: “Singularity”. E começaram bem. Uma versão impecável e vibrante, demonstrando um New Order cheio de gás. Desde sua primeira execução pública no Chile ano passado até figurar em Music Complete, a faixa nitidamente ganhou corpo, o que se confirmou nessa excelente versão ao vivo. Em seguida, tocaram “5-8-6”, com aquele mesmo arranjo reformulado por Stuart Price e que vem sendo apresentado nos shows desde que o grupo voltou à ativa “reformado” em 2011. Tudo indica que deverá permanecer no repertório durante a turnê que está para começar.

E então chegou a hora e a vez do novo single… Ao vivo, “Restless” ganhou uma introdução ainda mais etérea, com synths reforçados, mas é quando a banda toda entra em ação que se percebe que algumas coisas parecem não funcionar bem. Primeiro, vem uma estranha sensação de que a música soa ligeiramente mais “lenta” ou “arrastada” do que no CD. As guitarras se impõem no primeiro plano sem apresentarem nada além dos acordes da música – algo bem diferente da abordagem discreta, minimalista e clean, mas bem mais funcional, da versão de estúdio. E a voz de Sumner, que vem caindo aos pedaços ano após ano, denunciou o quanto ele andou contando com uma mãozinha do autotune no último álbum.

Mas nada que “Bizarre Love Triangle” não resolva. Embora seja aquele mesmo arranjo das últimas turnês, com um groove minguado e um bass drum que você leva quase a música inteira para encontrar, é um ícone das pistas e um hino da década de 1980. Mas já está na hora de repaginar em grande estilo essa canção, tal como fizeram com outras (a exemplo da já comentada “5-8-6”). Todavia, “Bizarre Love Triangle” foi o convite para dançar, já que ela deu início ao bloco das músicas para “balançar o esqueleto”. Na sequência, com a participação de Elly “La Roux” Jackson, chamada ao palco por Bernard Sumner, vieram “Tutti Frutti” e “People on the High Line” – ambas fiéis às versões de estúdio. A segunda, especialmente, foi a melhor música nova ao vivo dessa apresentação.

Daí em diante, só clássico: “True Faith”, “Blue Monday” e “Temptation”. Mas nada de novo nas três. São as mesmas versões das últimas turnês do “New Order quinteto” – e que, ao contrário da de “Bizarre Love Triangle”, são ótimas. A impressão que o show de hoje no Maida Vale passou é que as músicas novas, de um modo geral, não vão desagradar os espectadores ao longo da turnê enquanto os velhos sucessos, mesmo sendo versões repaginadas há algum tempo, não trarão mais nenhuma mudança ou novidade. Agora e esperar a turnê começar de verdade – e torcer para que ela passe pelo Brasil.

SET LIST:
1. Singularity
2. 5-8-6
3. Restless
4. Bizarre Love Triangle
5. Tutti Frutti
6. People on the High Line
7. True Faith
8. Blue Monday
9. Temptation

Para assistir no BBC iPlayer (inclui entrevista): http://bbc.in/1VJXYU8

Visite também nosso Instagram:
http://instagram.com/neworderbrfac553 Instagram

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s