REVIEW |”Closer” 40th anniversary vinyl pack

WhatsApp Image 2020-07-25 at 22.30.40Para celebrar o aniversário de 40 anos do “canto do cisne” do Joy Division, o álbum Closer (lançado no dia 18 de julho de 1980, ou seja, apenas dois meses após a morte do vocalista Ian Curtis), a Warner Music relançou, há pouco mais de uma semana, o disco em uma edição limitada prensada em um belíssimo vinil transparente, além de três singles de 12 polegadas póstumos que estavam fora de catálogo há anos: “Love Will Tear Us Apart”, “Atmosphere” e “Transmission”. Uma observação: todos vendidos separadamente, com os três últimos prensados em vinis de cor preta convencionais.

Vale lembrar que, no caso dos singles, todos eles já haviam sido lançados em outros formatos antes de aparecerem pela primeira vez em doze polegadas. “Love Will Tear Us Apart” apareceu antes no formato sete polegadas em junho de 1980 (a versão em 12″ só foi para as lojas em agosto daquele ano); “Atmosphere” foi lançada pela primeira vez em um EP da gravadora Sordide Sentimentale chamado Licht ünd Blindheit (com “Dead Souls” no lado B) limitado em 1.578 cópias e editado em março; já “Transmission” ganhou uma primeira versão em compacto simples em outubro de 1979.

No caso do doze polegadas de “Atmosphere”, seu lançamento se deu inicialmente para o mercado norte-americano com o código de catálogo FACUS 2 e com uma versão diferente de “She’s Lost Control” no lado B. Todavia, quando o disco saiu no Reino Unido, ele foi lançado com “She’s Lost Control” no lado A e “Atmosphere” no lado B. A versão relançada pela Warner é a norte-americana. Esse e os outros dois singles são, na visão deste blog, as verdadeiras estrelas desse pack comemorativo graças à potencialização das gravações remasterizadas com brilhantismo por Frank Arkwright (que vem trabalhando na remasterização do catálogo do Joy Division desde 2007) através de sólidos vinis de 180 gramas de 45 rotações.

WhatsApp Image 2020-07-25 at 22.30.40 (1)

O mesmo já não se pode dizer da nova edição de Closer. Quem já conhece o universo dos vinis transparentes e/ou coloridos sabe que não raras são às vezes em que esses discos saem com uma qualidade irregular. Na coleção deste que escreve, as edições translúcidas de dois títulos recentes do New Order – Music Complete (de 2015) e NOMC15 (de 2017) – são dois exemplos em contrário e que trazem um som limpo e com ruídos francamente imperceptíveis. Esse não é o caso dessa edição de quadragésimo aniversário de Closer. A cópia que recebemos peca pelo indisfarçável chiado, sem falar nos glitches e pulos, principalmente nas faixas de abertura de ambos os lados. Além disso, optaram por não imprimir o encarte com os rounded corners que existiam na edição original (e que reapareceram na primeira reedição em vinil de 180 gramas, também lançada em 2007). Por último, a novíssima edição de Closer comete o mesmo pecado da edição de quadragésimo aniversário do álbum anterior, Unknown Pleasures: fora as mudanças estéticas na capa e no vinil, o conteúdo é exatamente o mesmo de todas as outras edições anteriores. No caso de Closer, teria sido interessante, talvez, colocá-lo em uma caixa junto com os três singles póstumos de 1980 e mais um livreto como mimo para tornar mais atraente seu reaparecimento no mercado. Da forma como saiu, não passou de mais um cash catcher sem vergonha que tenta conquistar o público apenas com o apelo da aparência.

O conselho do blog é: a não ser que você seja um completist, gaste seu dinheiro apenas nos singles de doze polegadas.

Visite também nosso Instagram:
http://instagram.com/neworderbrfac553 Instagram

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s